Destaque do mês

Navio nazista naufragado há 80 anos ainda libera substâncias tóxicas no mar

Poluentes estão afetando a microbiologia e geoquímica em torno da embarcação, afundada por tropas britânicas na Segunda Guerra

O navio nazista de patrulha V-1302 John Mahn afundou no Mar do Norte em 1942 após ter sido atacado por aviões britânicos. Agora, 80 anos depois, pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente a respeito do naufrágio. Segundo um novo estudo, produtos químicos perigosos continuam a vazar dos destroços da embarcação, que estão na costa da Bélgica.

Alterações no meio-ambiente

No estudo, publicado no periódico Frontiers in Marine Science, Josefien Van Landuyt e seus colegas da Universidade de Ghent descrevem que encontraram vestígios de arsênico, níquel e cobre em amostras retiradas do casco do navio e de amostras do solo oceânico ao redor do naufrágio. Além disso, também foram identificados outros poluentes, como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), metais pesados e traços de explosivos. 

Destroços do avio nazista V-1302 John Mahn
Destroços do avio nazista V-1302 John Mahn (Imagem: Flanders Marine Institute (VLIZ)/Divulgação

Segundo os pesquisadores, esses poluentes estão afetando a microbiologia e geoquímica do fundo do mar em torno dos destroços do navio. Os cientistas responsáveis pelo estudo também alertam para algo ainda mais preocupante. Eles sugerem que os milhares de naufrágios de guerra no Mar do Norte, entre a Grã-Bretanha e o continente europeu, poderiam ameaçar de forma semelhante o ambiente marinho.

O estudo faz parte do projeto Naufrágios do Mar do Norte, que analisa os riscos oferecidos por essas embarcações. As pesquisas irão ajudar a decidir se é recomendável que os destroços de navios de guerra sejam retirados do fundo do mar para proteger o ambiente oceânico.

FONTES
 
LIVE SCIENCE E EXPRESS.CO.UK - 
IMAGENS
 
ISTOCK