Destaque do mês

Fóssil de "dragão chinês" de 240 milhões de anos é revelado por pesquisadores

Fóssil de "dragão chinês" de 240 milhões de anos é revelado por pesquisadores-0

Uma equipe internacional de cientistas apresentou novos fósseis do Dinocephalosaurus orientalisanimal pré-histórico apelidado de "dragão chinês"Esse réptil aquático de cinco metros de comprimento viveu no período Triássico na China, há cerca de 240 milhões de anos. Um estudo descrevendo o espécime foi publicado no periódico Earth and Environmental Science: Transactions of the Royal Society of Edinburgh.

Pescoço longo

Com 32 vértebras cervicais separadas, Dinocephalosaurus orientalis tinha um pescoço extraordinariamente longo que pode ser comparado ao do Tanystropheus hydroides, outro estranho réptil marinho do Triássico Médio da Europa e da China. Ambos eram de tamanho semelhante e tinham várias características do crânio em comum, incluindo uma dentição do tipo "armadilha" para peixes. No entanto, o Dinocefalossauro possuía muito mais vértebras tanto no pescoço quanto no torso, dando ao animal uma aparência mais parecida com a de uma cobra.

Reconstrução da aparência do Dinocephalosaurus orientalis
Reconstrução da aparência do Dinocephalosaurus orientalis (Ilustração: © Marlene Donelly/Museus Nacionais da Escócia/Divulgação)

Segundo os pesquisadores, o réptil estava muito bem adaptado ao estilo de vida oceânico, como indicado pelas nadadeiras dos membros e pelos peixes primorosamente preservados na região do estômago. Apesar das semelhanças superficiais, o Dinocefalossauro não tinha parentesco próximo com os famosos plesiossauros de pescoço comprido que só evoluíram cerca de 40 milhões de anos depois e que inspiraram o mito do Monstro do Lago Ness.

Os fósseis foram descobertos na província de Guizhou, no sul da China. O réptil foi originalmente identificado em 2003, mas a descoberta de espécimes adicionais e mais completos, incluindo um totalmente articulado, permitiu aos cientistas retratar a criatura de pescoço longo na íntegra pela primeira vez.

“Esta descoberta permite-nos ver pela primeira vez este notável animal de pescoço comprido na íntegra. É mais um exemplo do estranho e maravilhoso mundo do Triássico que continua a intrigar os paleontólogos. Temos certeza de que ele irá capturar a imaginação de todo o mundo devido à sua aparência impressionante, que lembra o longo e mítico dragão chinês em forma de cobra”, afirmou Nick Fraser, diretor de Ciências Naturais dos Museus Nacionais da Escócia.

FONTES:
 
MUSEUS NACIONAIS DA ESCÓCIA
IMAGENS:
© MUSEUS NACIONAIS DA ESCÓCIA/DIVULGAÇÃO