Destaque do mês

"Grande Eclipse Americano" acontece em abril de 2024

"Grande Eclipse Americano" acontece em abril de 2024-0

Em 8 de abril de 2024, acontece um evento astronômico que especialistas estão chamando de "Grande Eclipse Americano"Trata-se de um eclipse total, ou seja, a Lua se moverá na frente do Sol, cobrindo-o integralmente (dependendo do local de onde se observe). O fenômeno poderá ser visto principalmente em várias regiões da América do Norte, especialmente no México, Estados Unidos e Canadá (infelizmente, ele não será visível do Brasil).

Eclipse solar anular em outubro

Segundo a NASA, o eclipse total do Sol começará no Oceano Pacífico Sul. O primeiro local na América do Norte de onde o fenômeno poderá ser observado será a costa do Pacífico do México. Os especialistas afirmam que o melhor local para apreciá-lo será a cidade de Mazatlán, no estado mexicano de Sinaloa.

Eclipse solar

Embora esse fenômeno não poderá ser observado do hemisfério sul, em 2 de outubro de 2024  ocorrerá um eclipse solar anular que poderá ser visto completamente no Chile e na Argentina. No Brasil, ele será observado de forma parcial nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Bahia.

Tipos de eclipse do Sol:

Eclipse solar parcial: É o tipo de eclipse solar mais comum, além de ser o início e o final de qualquer tipo de eclipse. Enquanto ocorre, é possível observar uma parte do Sol escurecida pela Lua.

Eclipse solar total: Quando a Lua oculta totalmente o disco solar e se encontra relativamente próxima à Terra, de modo que a ponta de sua sombra em forma cônica toca a superfície terrestre.

Eclipse solar anular: Ocorre quando a Lua está longe o suficiente da Terra para escurecer o centro do disco solar, embora neste caso a ponta de sua sombra não toque a superfície da Terra.

Eclipse solar híbrido: Esse raro tipo de eclipse começa como um eclipse solar total, porque a sombra da Lua não toca a superfície curva da Terra nos extremos, com uma faixa extremamente estreita da sombra da Lua atingindo a superfície da Terra. Assim, ele combina um eclipse anular visto de alguns pontos da Terra e um eclipse total a partir de outros, a depender do horário do dia.