Destaque do mês

Restos mortais de pai, irmão e filho de Alexandre, o Grande, são identificados

Restos mortais de pai, irmão e filho de Alexandre, o Grande, são identificados-0

Pesquisadores identificaram os restos mortais da família de Alexandre, o Grande. O pai, o irmão, o filho e a madrasta do conquistador estavam sepultados em três tumbas encontradas em Vergina, no norte da Grécia. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Journal of Archaeological Science: Reports.

Primeira capital da Macedônia

Vergina é mais conhecida como o local onde estava situada Aigai, a primeira capital da Macedônia. Em 336 a.C., Filipe II foi assassinado no teatro da cidade e seu filho, Alexandre, o Grande, foi proclamado rei. Em 1977, as tumbas de vários reis da Macedônia foram descobertas na região, incluindo a de Filipe II, que estava intacta.

Urna com os restos mortais de Filipe II
Urna com os restos mortais de Filipe II (Imagem: DocWoKav (CC BY-SA 4.0 DEED), via Wikimedia Commons)

Embora nunca tenha havido dúvidas de que os ossos enterrados nas tumbas pertenciam a parentes próximos de Alexandre, até hoje não se sabia quem exatamente estava dentro de cada sepultura. Para identificar seus ocupantes, os autores do estudo usaram análises osteológicas, macrofotografia, raios X e dissecações anatômicas. Assim, eles descobriram que a Tumba I continha os ossos de um homem com um problema no joelho, bem como de uma mulher e de um bebê, que tinha apenas alguns dias ou semanas de idade no momento da morte.

Os pesquisadores concluíram que o homem era Filipe II, que era conhecido por mancar. Logo após ele ter sido assassinado, a mulher dele, Cleópatra (não confundir com a rainha do Egito), e seu filho recém-nascido também foram mortos de forma violenta. Ou seja, eles foram sepultados juntos do rei na Tumba I. 

As análises também indicaram que Alexandre IV, filho adolescente de Alexandre, o Grande, foi enterrado na Tumba IIIJá a tumba II pertence à “mulher guerreira” Adea Eurydice, esposa do meio-irmão de Alexandre, o rei Arrhidaeus.

FONTES:
 
IFLSCIENCE - 
IMAGENS:
 
ISTOCK