- Gerar link
- Outros aplicativos
Destaque do mês
- Gerar link
- Outros aplicativos
OPIED TO CLIPBOARD
Durante escavações na Turquia, arqueólogos encontraram uma escultura impressionante que representa a cabeça do deus grego Zeus. A descoberta foi feita na antiga cidade de Afrodisias, conhecida por suas excepcionais estátuas de mármore. O Ministério da Cultura do país classificou o achado como "singular".
Efeito realista
A colossal escultura de mármore, que permaneceu enterrada por séculos, foi encontrada perto da superfície, a 50 metros a oeste do Templo de Afrodite. A cabeça de Zeus, com barba, mede 66 centímetros de altura e foi esculpida entre os séculos II e III d.C. a partir de um único bloco de mármore. Trabalhos preliminares de limpeza e conservação revelaram detalhes intricados, destacando a maestria dos renomados escultores da cidade.
"O magnífico trabalho de perfuração no cabelo e na barba pertence a um dos melhores ateliês de escultura de Afrodísias. A sofisticada representação da impressionante imagem divina confere à cabeça um efeito poderoso. A técnica delicada, emprestada da escultura de retrato, é usada aqui para dar à imagem clássica de Zeus um efeito mais realista e contemporâneo, como se ele fosse um deus respirando", diz um comunicado do Ministério da Cultura da Turquia.
Afrodísias era conhecida em todo o Império Romano pelas suas esculturas de mármore. Os artesãos da cidade eram muito procurados em importantes centros como Sardis, Stratonikeia, Laodiceia, Constantinopla e Roma. Seu trabalho, que incluía esculturas e estátuas de deuses, além de figuras dionisíacas. As peças se destacavam pelos altos níveis de habilidade artesanal nos estilos helenístico e romano.
FONTES:
ANCIENT ORIGINS E ARKEONEWS
IMAGENS:
MINISTÉRIO DA CULTURA DA TURQUIA/DIVULGAÇÃO