Destaque do mês

Lobo-da-tasmânia pode não estar extinto, diz novo estudo

Lobo-da-tasmânia pode não estar extinto, diz novo estudo-0

De acordo com registros oficiais, o último lobo-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) morreu em um zoológico em 1936, tornando a espécie oficialmente extinta. Apesar disso, cientistas acreditam que esses animais podem ter sobrevivido na natureza selvagem por muitos anos depois disso. Um novo estudo sugere que alguns exemplares podem existir escondidos até hoje. 

Avistamentos de lobos-da-tasmânia

Os lobos-da-tasmânia eram grandes marsupiais carnívoros que pareciam uma cruza entre um lobo, uma raposa e um gato grande. Eles caçavam cangurus e outros marsupiais, além de roedores e pequenos pássaros, segundo o Museu Australiano. Os animais viviam em toda a Austrália continental, mas foram extintos no continente há cerca de dois mil anos, provavelmente devido à competição com dingos e à caça praticada por seres humanos. A partir daí, eles só eram encontrados na ilha da Tasmânia, onde eram considerados uma peste pela população local, o que contribuiu para sua extinção.

O novo estudo, publicado na revista científica Science of The Total Environment, diz que os lobos-da-tasmânia provavelmente sobreviveram em áreas remotas até as décadas de 1980 e 1990. Assinado por Barry Brook, pesquisador da Universidade da Tasmânia, o estudo diz ainda que há uma "pequena chance" de exemplares da espécie ainda sobreviverem em algum lugar atualmente. Os cientistas chegaram a essa conclusão após terem analisado 1.237 relatos de avistamentos desses animais após sua suposta extinção.

Mas nem todos os pesquisadores acreditam na hipótese de ainda existirem lobos-da-tasmânia. "Não há evidências para confirmar qualquer um dos avistamentos", disse Andrew Pask, professor de epigenética na Universidade de Melbourne, na Austrália, em entrevista ao site Live Science. Segundo ele, se alguns exemplares tivessem sobrevivido por muito tempo na natureza, alguém teria encontrado um animal morto. O pesquisador acredita que os supostos avistamentos podem ter sido de outros animais parecidos com lobos-da-tasmânia, como cães selvagens.

IMAGENS:
 
DOMÍNIO PÚBLICO, VIA WIKIMEDIA COMMONS.