Destaque do mês

As mais impressionantes descobertas arqueológicas de 2023

As mais impressionantes descobertas arqueológicas de 2023-0

A arqueologia é um dos assuntos mais populares entre os fãs do Reconstruindo o Passado. Confira as cinco notícias sobre o tema que mais chamaram a atenção em nosso público em 2023:

Inteligência Artificial decifra segredos contidos em textos cuneiformes de 5 mil anos 

Divindade da Mesopotâmia

A tecnologia também é uma aliada da arqueologia. Uma prova disso é que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, criaram uma Inteligência Artificial capaz de traduzir para o inglês os textos cuneiformes do acádio. Esse idioma era falado há 5 mil anos na região da Mesopotâmia, berço da civilização mais antiga da humanidade.

Família norueguesa encontra túmulo viking com armas e joias no quintal de casa 

Artefatos vikings

Oddbjorn Holum Heiland tinha a intenção de expandir sua casa, construída em 1740. Ao começar a cavar um buraco para os alicerces, ele encontrou uma pedra alongada, o que o levou a suspeitar que era uma lápide. À medida que escavava, ele descobriu objetos que se assemelhavam tanto ao cabo quanto à lâmina de uma espada. Após encontrar os artefatos, o homem decidiu interromper a escavação e informar as autoridades locais sobre sua descoberta. Os arqueólogos que foram ao local confirmaram que se tratava mesmo de um túmulo viking.

Fóssil de gigantesco anfíbio predador é descoberto em um muro de jardim

Predador

Em 1990, um fóssil de anfíbio com 240 milhões de anos de idade foi descoberto em rochas que estavam destinadas a serem usadas em um muro de jardim na Austrália. Mas só em 2023, a comunidade científica finalmente lhe atribuiu um nome e o reconheceu como uma nova espécie, batizada de Arenaerpeton supinatus. Os restos do animal foram encontrados por um criador de galinhas aposentado.

Homem compra detector de metais e encontra “o tesouro do século” na Noruega

Caçador de tesouros

O Museu de Arqueologia de Stavanger, na Noruega, anunciou em outubro que um caçador de tesouros amador fez "a descoberta do século” no país. O sortudo encontrou nove pingentes de ouro do século VI d.C. com símbolos raros de cavalos, juntamente com dez contas de ouro e três anéis também de ouro. O mais curioso é que o homem que achou os artefatos disse que apenas pretendia fazer um pouco de exercício.

Significado de uma placa de pedra da Idade do Bronze é desvendado após 4 mil anos

Pedra com inscrições

Em novembro, cientistas da Universidade da Bretanha Ocidental, do Instituto Nacional de Estudos Arqueológicos Preventivos da França e da Universidade de Bournemouth anunciaram que conseguiram decifrar o significado da "Laje de Saint-Bélec". Trata-se de uma misteriosa placa de pedra com origens que remontam à Idade do Bronze. Aparentemente, o artefato de quatro mil anos é um mapa antigo.

IMAGENS: 
ISTOCK