Destaque do mês

Cinco suspeitos de terem sido Jack, O Estripador

 Assassino em série aterrorizou Londres em 1888, mas sua verdadeira identidade nunca foi descoberta

Em 1888, os becos enevoados de Whitechapel, em Londres, foram assombrados por um dos assassinos mais cruéis da história: Jack, o Estripador, que matou e esquartejou cinco mulheres que trabalhavam como prostitutas. Apesar dos esforços da polícia da época e de inúmeras teorias e investigações posteriores, o mistério em torno da verdadeira identidade do serial killer permanece indecifrável. Entre os inúmeros suspeitos que surgiram ao longo dos anos, cinco se destacam:

Príncipe Albert Victor

 Príncipe Albert Victor
 Príncipe Albert Victor (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

O príncipe Albert Victor, herdeiro da coroa britânica, é um nome que surge entre os suspeitos, embora de maneira mais controversa. Em 1970, o médico britânico Thomas Stowell publicou um artigo sugerindo que Albert havia cometido os assassinatos durante ataques de insanidade causados por um caso avançado de sífilis. Registos oficiais, notícias de jornais e outras fontes, no entanto, oferecem fortes indicações de que ele não estava nem perto de Whitechapel quando as vítimas morreram.

Montague John Druitt

Montague John Druitt
Montague John Druitt (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Montague John Druitt era um advogado de família respeitável, mas sua morte por suicídio cinco dias depois dos terríveis eventos de Whitechapel gerou especulações sobre sua possível culpa. Embora nenhuma evidência concreta o ligue aos assassinatos, o fato de os crimes terem parado de acontecer logo após sua morte foi suficiente para o detetive Melville Leslie Macnaghten listar Druitt como um dos principais suspeitos.

Walter Sickert

Walter Sickert
Walter Sickert (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Walter Sickert, um pintor impressionista bem conceituado, entrou na lista de suspeitos devido à sua obsessão pelos crimes de Jack, o Estripador e aos detalhes sugestivos em suas obras. Em um de seus quadros, ele pintou um homem com as mãos em volta do pescoço de uma prostituta. Em 2002, a romancista criminal americana Patricia Cornwell escreveu um livro de não-ficção apontando Sickert como cuidado. Mas críticos disseram que ela baseou suas conclusões em documentos falsos.

Frederick Deeming

Caricatura de Frederick Deeming
Caricatura de Frederick Deeming (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Um livro publicado em 2021 aponta que Frederick Deeming, um homem condenado à morte e enforcado na Austrália em 1892 por matar suas duas esposas e quatro filhos, poderia ter sido o Estripador. Ele passou décadas viajando por diversos países, incluindo a Inglaterra, antes de ser executado. Enquanto estava preso, Deeming chegou a entrar no rol de suspeitos de ser Jack, O Estripador, mas como ele aparentemente não estava na Inglaterra em 1888, foi riscado da lista. Mas, investigações posteriores indicariam que ele teria estado em Londres na época dos crimes. 

Carl Feigenbaum

Carl Feigenbaum, um marinheiro alemão com um passado sombrio, figura entre os principais suspeitos. Sua história de crimes e sua presença na área de Whitechapel durante os assassinatos o colocam sob a lente da investigação, alimentando a especulação sobre seu possível envolvimento. Seis anos após os crimes de Whitechapel, Feigenbaum matou uma mulher chamada Julianna Hoffman de forma semelhante nos Estados Unidos, o que faz dele um dos principais suspeitos de ter sido o Estripador. Ele foi executado pelo crime.

FONTES:
 
HISTORY.COM - 
IMAGENS:
 
ISTOCK